quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Valente


Valente, guarda a modéstia! E o povo te seguirá.

Para ele que se tornou um líder, que o Grande Te seja teu Guia. E sê puro, carinhoso e sutil na alma, como uma criança!
Estando no bem, não te esqueças da existência do mal! E sê um exemplo do bem para todos.
Aquele que tenha chegado a ser um exemplo para todos nisso, não difere na qualidade de alma do Grande Te. E depois se dirige à União com o Tao Eterno.
Tal pessoa, sabendo seus ganhos e méritos, se mantém no anonimato, mas com tudo isso, se torna naturalmente um líder sábio. Terá que favorecer que precisamente uma pessoa sábia seja um líder entre as pessoas, então haverá uma ordem estável no estado. Algumas pessoas têm o grande desejo de governar o mundo inteiro e aspiram a ter êxito nisso. Mas eu não vejo nenhuma possibilidade para isso! Pois o mundo é um recipiente de maravilhoso e invencível Tao! E é impossível governar a Ele!
O que, apesar de tudo, aspira a isto certamente fracassará!
Cada um tem a alternativa de opor-se ao fluxo harmonioso da existência ou segui-lo. Os primeiros se esforçaram, foram superiores as suas forças e logo choraram e se debilitaram, os últimos floresceram na harmonia, respiraram a plenos pulmões e se fortaleceram.
O sábio não aspira ao poder, à demasia, ao luxo e a prodigalidade. O líder de um país, fiel ao Tao, não enviará exércitos a outro país. Isto provocaria, em primeiro lugar, sua própria desgraça (Segundo “a lei do karma”.)
E ali, onde um exército tenha passado, imperará a devastação. E depois da guerra vêm os anos de fome.
Um comandante sábio não é belicoso. Um guerreiro sábio não é raivoso. O que sabe vencer, não ataca. O que vence se detém, ele não pode forçar aos inimigos vencidos. Havendo vencido não se laureia. Vence e não se sente orgulhoso. Ele não gosta de guerrear. Ele vence só porque o obrigam a isso. Ainda que ele vença não é belicoso. Se o homem, que apenas há ganhado o florescimento, começa a adoecer e debilitar-se, é porquanto não há vivido em harmonia com Tao. A vida de tal pessoa se acaba antes do tempo devido.

Lao Tsé
- Tao Te Ching -

Sem comentários:

Enviar um comentário

O mistério da vida

 O mistério da vida não é um problema a resolver, mas uma realidade a experimentar, um processo que não pode ser entendido parando-o, devemo...