“Te” emana do Tao. E o Tao mora na Profundidade Primordial.
“Te” é o que atua e move. É tão misterioso e escondido como o Tao. Mas também existe verdadeiramente! “Te” pode ter forma. E possui o poder. Seu poder supera tudo que existe no mundo. Pode-se ver ao Te. Desde os tempos remotos até o presente, não se cala a voz do Te, Que mostra a Vontade do Criador do mundo material inteiro. Aonde posso ver o semblante do Te? Por todas as partes!
Contentando-te com pouco, ganharás muito. Perseguindo o muito te desviarás do caminho. O sábio atende esse preceito. Que este preceito persuada ao
mundo inteiro!
O sábio crê não somente no que vê com seus olhos carnais, e por isso, ele vê claro. O sábio não se considera como o único que tem razão, e assim sabe a verdade. Ele não anseia a fama, mas as pessoas lhe veneram. Ele não busca a autoridade, mas as pessoas lhe seguem.
Ele não luta com ninguém, e por isso, é invencível. Ele não sente pena de si mesmo, e por isso, pode aperfeiçoar-se com êxito. Somente o que não aspira a estar adiante dos demais, pode viver em harmonia com todos.
O sábio se preocupa por todos, e assim se volta em exemplo para todos.
Ele é luminoso, mas não busca brilhar. Ele não se vangloria, sem isto, é respeitado. Ele não se ergue, por isso, sempre está muita estima.
Em tempos remotíssimos, sabiam dizer que imperfeito move-se até ser perfeito. Por acaso são palavras vazias? Não! De verdade, alcançando a Unidade, chegarás à Perfeição!
Lao Tsé
- Tao Te Ching -
Sem comentários:
Enviar um comentário