terça-feira, 29 de setembro de 2015

YAMAKA VAGGA - OS VERSOS DUPLOS

CAPÍTULO 1 - YAMAKA VAGGA - OS VERSOS DUPLOS

1. A mente é o precursor de (todos os maus) estados. A mente é o chefe; são todos confeccionados pela mente. Se a pessoa falar ou agir a partir de uma mente má, por causa disso, o sofrimento segue a pessoa, assim mesmo como a roda segue o casco do boi de puxar carroça.
2.A mente é o precursor de todos os bons estados. A mente é o chefe; são todos confecionados pela mente. Se a pessoa age ou fala com uma mente pura, por causa disso, a felicidade segue a pessoa, assim como a sombra que nunca vai embora.
3. “Ele me fez mal, ele me bateu, ele me derrotou, ele me roubou”, naqueles que dão guarida a tais pensamentos, o ódio não é apaziguado.
4. “Ele me fez mal, ele me bateu, ele me derrotou, ele me roubou”, naqueles que NÃO dão guarida a tais pensamentos o ódio é apaziguado.
5. Ódios nunca cessam pelo ódio nesse mundo; através somente do não-ódio (Avera, literalmente não ódio.) eles cessam. Essa é uma lei eterna. (Sanantana, um antigo princípio seguido pelo Buda e Seus discípulos.)
6. Os outros não sabem que nessa briga nós morremos; aqueles que percebem isso têm suas brigas acalmadas com isso.
7. Aquele que vive contemplando coisas agradáveis, com os sentidos desregulados, imoderados na comida, indolentes, inativos, esse verdadeiramente Mara (De acordo com o Budismo existem cinco tipos de Maras – a saber 1. os cinco agregados 2. atividades morais e imorais, 3. morte, 4. paixões, 5. Mara a divindade. Aqui é usada no sentido de paixões.) derruba, assim como o vento derruba um vento fraco.
8. Aquele que vive contemplando “as impurezas” (As trinta e duas impurezas do corpo tais como, cabelo, cabelo de pele, unhas dentes, pele etc.), com os sentidos regulados, moderado na comida, cheio de fé,(Saddha quer dizer fé no Buda, Dhamma, e Sangha. Não existe fé cega no Budismo. Não é esperado que a pessoa aceite qualquer coisa através de uma fé sem razões.) cheio de energia sustentada, esse Mara não derruba, como o vento não derruba uma montanha de pedra.
9. Quem quer que, cheio de máculas, sem autocontrole e verdade, envergue o manto amarelo,(Kasava quer dizer manchas de paixão. Quer dizer um manto tingido, o símbolo externo da renúncia. Os mantos dos monges são tingidos para os tornar sem valor.) não é digno dele.


O Dhammapada - O Caminho da Doutrina de Buda

Sem comentários:

Enviar um comentário

O mistério da vida

 O mistério da vida não é um problema a resolver, mas uma realidade a experimentar, um processo que não pode ser entendido parando-o, devemo...